Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sistema de Endomembranas

                   O Sistema de endomembranas se distribui por todo o citoplasma e é formado por vários compartimentos. Entre as organelas constituintes do Sistema de Endomembranas destacam-se o retículo endoplasmatico, o complexo de golgi, o lisossomo e o endossomo. A comunicação entre estas organelas acontece principalmente por meio de vesículas transportadoras, que brotam de um compartimento doador e se fundem a um compartimento receptor.

Retículo Endoplasmatico liso e rugoso

                     O retículo endoplasmatico é formado por um sistema de membranas que formam tubos ou cisternas. O retículo endoplasmatico rugoso (RER) ou granular e formado predominantemente por cisternas e apresenta ribossomos associados a membranas. O RER esta envolvido com a síntese de proteínas. O retículo endoplasmatico liso (REL) é formado por estruturas tubulares e não possuem ribossomos aderidos a membrana. No REL acontece a síntese de lipídios e hormônios esteróides.
                      Uma das características estruturais do RE é a continuidade com o envoltório nuclear. A luz do RE tem continuidade com o espaço perinuclear. As funções do RE são:
  • Síntese protéica
  • Síntese de lipídios
  • Sintese de hormônios esteróides
  • Modificação de lipídios e proteínas
  • Destoxificação
  • Armazenamento de cálcio.
  • Glicogenólise


Complexo de Golgi

                     O complexo de golgi é uma organela membranosa que se posiciona entre o retículo endoplasmatico e a membrana celular. Ele é formado por compartimentos ordenados que constituem unidades chamadas de dictiossomo. Cada dictiossomo possui uma rede Cis, uma cisterna Cis, uma cisterna média, uma cisterna trans e uma rede trans. A rede Cis do golgi é uma região voltada para o RE e de fusão das vesículas transportadoras provenientes do RE. A rede trans é voltada para membrana celular e é uma região de saída de vesículas transportadoras que carregam substâncias para outros compartimentos celulares ou para o meio extracelular.


                        O complexo de golgi é a organela responsável pelo processamento de lípidos e proteínas sintetizadas no RE. Entre o processamento que acontece no golgi destaca-se a glicosilação, a fosforilação e a sulfatação. O golgi também é responsável por sintetizar polissacarídeos.



Lisossomo

                     Os lisossomos são organelas esféricas, delimitadas por membrana e que acumula inúmeras enzimas hidrolíticas. A principal função dos lisossomos é a digestão intracelular, esta função é importante pois permite as células digerir porções danificadas ou/e o material proveniente da endocitose. Os lisossomos apresentam a face interna da membrana revestida por carboidratos, o que impede a digestão da própria membrana pelas enzimas presentes no interior desta organela. As enzimas lisossomais são sintetizadas no RE e processadas no complexo de golgi.

Endossomo

                     É uma organela localizada entre o complexo de golgi e a membrana plasmática, que possui formas e dimensões variáveis. O endossomo primário é formado durante os processos de encocitose, onde a membrana plasmática envolve o material ingressado na celular. Em seguida o endossomo primário se funde ao lisossomo primário (vesícula marcada por manose 6-fosfato proveniente do golgi que carrega as enzimas lisossomais inativas) formando o endossomo secundário. Por meio de bombas de protons localizadas na membrana do endossomo secundário ocorre um decrescimo do pH desta organela o que torna as enzimas lisossomais ativas e converte o endossomo secundário em lisossomo secundário.


35 comentários:

  1. Adorei a forma como vocês organizaram esse conteúdo. O blog está contribuindo bastante para o meu estudo de Bio cel. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei muito vai comtribuir para os meus estudos de biologia celular ...obrigada....................

      Excluir
  2. E quanto as outras organelas? cade os peroxissomos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As outras organelas não fazem parte do sistema de endomembranas, assim, são organelas celulares.

      Excluir
  3. Nossa, ficou muito bom, mas ainda faltam algumas organelas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Os peroxissomos são separados na grande maioria dos livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os peroxissomos assim como as mitocôndrias e os cloroplastos não fazem parte do sistema de endomenbranas!

      Excluir
  5. Nossa muiiito boa a explicação!Obrigada por disponibilizar na internet :DDD

    ResponderExcluir
  6. 3. Relacione a membrana nuclear com o restante do sistema de endomembranas dos eucariotos.

    ALGUÉM ME AJUDA?????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel,tentarei responder é o seguinte:

      Durante algum tempo vários pesquisadores tentaram explicar a origem e evolução da célula eucariótica,mas só então da década de 70 Lynn Margulis apresentou a Teoria da endossimbiose que explica a origem do cloroplasto e mitocôndrias, assim a teoria torna-se incompleta por que além das organelas supracitadas existem outras,então para explicar a origem do núcleo das outras organelas endomenbranosas foi agregada a teoria de Margulis a Teoria da envaginação que afirma que a origem das organelas membranosas internas e do núcleo foi a partir da envaginação da menbrana plasmática dessa célula basal dos eucariotos.O que aconteceu, as células estavam fagocitando muitas particulas obiviamente estavam crescendo o que não é viável por que uma célula muito grande possue metabolismo lento totalmente desvantajoso, então ocorreram as envaginações da menbrana citoplámatica dando origem ao núcleo e o restante do sistema de endomembranas o que aumenta a superficie de absorção.
      Em suma, a membrana nuclear com o restante do sistema de endomembranas dos eucariotos partem de uma mesma origem evolutiva,assemelhando-se da composição química composta por fosfolipideos(vários tipos) e protéinas,mas assumiram funções dferenciada dentro da célula.


      Tentei responder,
      Espero ter ajudado.

      Dani
      Bjão

      Excluir
  7. o que significa dizerm que “O RE realiza o transporte intracitoplasmático''?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A extensão do RE compreende boa parte de uma célula, principalmente em células excretoras.
      TRANSPORTE: Uma das funções dessa organela é fazer o transporte de substâncias(proteínas, enzimas, etc...) do lugar da síntese para o lugar onde é necessário.
      INTRACITOPLASMÁTICO PQ ESSE TRANSPORTE ACONTECE DENTRO DO CITOPLASMA.

      Excluir
    2. Olá, biólogos me chama no WhatsApp 99984785594 preciso de ideias e gostaria de criar um grupo de estudos

      Excluir
  8. Está faltando o retículo endoplasmático!! beijo :* #ficaAdica

    ResponderExcluir
  9. tenho a pergunta, qual a diferença entre retículo endoplamática e sistema endomembranas??????????????w

    ResponderExcluir
  10. È uma droga e ñ esplicam nada com nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não está satisfeito vá pesquisar em outro lugar. Ninguém aqui está interessado na sua avaliação.
      O blog me ajudou muito!

      Excluir
  11. Poderia me ajudar,tenho um brainstorming sobre estudo de endomembranas para ser entregue dia 06/05/14 estou com algumas dificuldades,ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou Graduanda em biologia. Me chama no WhatsApp 99984785594, tenho dúvidas e contar com ajuda sua seria.muito bom

      Excluir
  12. oi. vçs podem me responder?
    é sobre o movimento intracelular de vesiculas,o que é trasportado nas vesiculas? bom,sei que é proteina , mas que tipo? por farvor!

    ResponderExcluir
  13. oi. vçs podem me responder?
    é sobre o movimento intracelular de vesiculas,o que é trasportado nas vesiculas? bom,sei que é proteina , mas que tipo? por farvor!

    ResponderExcluir
  14. Oi vçs podem mim ajudar?
    Gostaria de saber qual é a diferencia entre sistema membranares e não membranares?

    Por favor

    ResponderExcluir
  15. menbranares e com M e nao menbranares e com N

    ResponderExcluir
  16. alguém sabe se o processo de endomenbranas aconteceu nas proto eucariotas?

    ResponderExcluir
  17. alguem saberia explicar a continuidade estrutural e funcional
    entre a membrana e o sistema de
    endomembrana?

    ResponderExcluir