Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Especialização da Superfície Apical das Células

Microvilosidades

                  São projeções da membrana plasmática em formato digitiformes, estas projeções são sustentadas por microfilamentos de actina. As microvilosidades ampliam a superfície da membrana plasmática aumentando sua eficiência para as trocas com a cavidade ou o meio extracelular. Estão presentes nas células absortivas , como células epiteliais intestinais ou dos túbulos proximais dos rins.
                  Os microfilamentos que preenchem e sustentam tais especializações penetram profundamente no citoplasma, na base das projeções, interagindo com os demais elementos do citoesqueleto na região apical da célula. Essa concentração de citoesqueleto na lamina basal denominada trama terminal.


Cílios e Flagelos
                Os cílios e flagelos são flexíveis prolongamentos da membrana celular, que variam de comprimento e são formados por microtúbulos que possuem como proteína motora a dineína, o microtúbulo forma um feixe central chamado axonema, constituído de nove duplas de microtúbulos dispostos circularmente e dois microtúbulos centrais. O axonema é fixado por corpos basais à superfície celular, que apresenta a mesma forma do centríolo e funciona como um núcleo de montagem de microtúbulos flagelares.


Estereocílios

            Os estereocílios são microvilosidades especializadas cuja estrutura, citoesqueleto de preenchimento e ancoragem são idênticos ao de uma microvilosidade comumdf. Seu comprimento e calibre podem assemelhar-se aos cílios móveis, ou mostrarem ramificações. Por causa das eventuais semelhanças com os cílios, mas sem realizarem os movimentos ritmados destes, foram então denominados “falsos cílios” ou estereocílios. Essas projeções têm ocorrência em epitélios absortivos e secretores, como o do epidídimo e canal deferente no sistema reprodutor masculino.

9 comentários:

  1. ótimo trabalho galera (:

    ResponderExcluir
  2. Quais sao as duas especializacoes de membrana visiveis?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. os cilios fazem as funcoes de locomocao,limpeza, etc.
      ja os estereos cilios so servem para fazer um prenchimento da membrana plasmática, e fixao.

      Excluir
    2. os cilios fazem as funcoes de locomocao,limpeza, etc.
      ja os estereos cilios so servem para fazer um prenchimento da membrana plasmática, e fixao.

      Excluir
  4. Cílios e flagelos são especializações da membrana ou não?

    ResponderExcluir