Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

CITOESQUELETO


O termo citoesqueleto  designa o conjunto de elementos que, em sintonia, são responsáveis pela integridade estrutural das células e por uma ampla variedade de processos dinâmicos, como a aquisição da forma, a movimentação celular e o transporte de organelas e outras estruturas citoplasmáticas.
   O desenvolvimento de um sistema integrado de filamentos de constituição protéica, responsável pelos processos de estruturação, movimentação e transporte, foi um importante passo evolutivo, sendo uma característica que distingue as células eucarióticas das células procarióticas, que carecem de citoesqueleto.
   Embora estejam presente em todas as células eucarióticas, a quantidade e a distribuição dos elementos do citoesqueleto variam nos diferentes tipos celulares.
   O citoesqueleto é representado por três tipos principais de filamentos, cada qual composto por proteínas distintas: os microtúbulos, formados pelas tubulinas; os microfilamentos de actina, formados pela proteína actina e os filametnos intermediários, divididos em diferentes classes, conforme o tipo de proteína fibrosa que possuem. Cada tipo possui uma distribuição característica nas células.
   Há um número variável de protéinas acessórias associadas a cada um desses três tipos de elementos do citoesqueleto, modulando a estrutura e a função dos filamentos principais.

Fonte: Neto, J. L; Góes, R. M; Carvalho, H. F. Citoesqueleto. A Célula.

PARA SABER MAIS:
http://www.wiley.com/college/pratt/0471393878/student/animations/actin_myosin/index.html

http://ppsus.cederj.edu.br/site/buscar?termo=biologia%20celular&tipo=0&campo=0&pagina=26&area=null

2 comentários:

  1. É importante lembrar que as células procarióticas também possuem citoesqueleto, formado pelas proteínas FtsZ, ParM e MreB.

    ResponderExcluir
  2. Uma dica:você errou a palavra filamentos de "Filametnos Intermediários" na 4º linha do 4º paraágrafo.
    Ótimo texto, me ajudou muito!
    Até a próxima.

    ResponderExcluir